Caricato

É caricato começar com uma caricatura. Ainda mais caricato é começar com alguma coisa de 2002 que vai tentar caracterizar este blog. Pois. Já perceberam. Este primeiro post serve para fazer as honras da casa a este novo espaço que dedicar-se-á a um vasto leque de temas, uns mais específicos, outros com algum sumo e outros porque me deu na telha.

Desde há algum tempo tenho reparado que a minha atenção tem sido despertada para assuntos que envolvam Marcas, Comunicação, Tecnologia, Digital, Social Media, entre outros, os quais desembocam num Mundo maior, o Marketing.

Uma professora minha, logo na primeira aula da cadeira de Marketing, explicou-me que este tema se embrulha numa frase muito simples:

“Marketing – A arte de vender dois pentes a um careca”.

A primeira reação de alguém que está a ter contato pela primeira vez com este tema é a de excitação, confesso. Pensar que vamos aprender táticas de manipulação com traços de vigarice (um brainwash, se assim preferirem) desenvolve aquele sorriso malévolo que há em todos nós. Quem nunca gostou de trocar cromos vulgares por cromos raros e alegar ao amigo que os seus são ainda mais únicos que os dele? Não é pelo ganho da raridade nem pela mais valia, é pela conquista através da argumentação, é pelo sentimento de poder.

Pois bem, isto de vender pentes “à pancada”, felizmente ou não, já foi verdade. Assistimos à evolução dos mercados e os sinais das grandes massas, das grandes produções, do “vender aquilo que tens” presentes nas décadas de 20 a 50  foram desaparecendo. Hoje em dia é tudo segmentado e os cartões do Supermercado sabem o que vamos precisar de comprar, onde, como e quando. E é exatamente neste ponto que se exploram temas como a satisfação das necessidades do consumidor, a troca de valores, as experiências, a lealdade às marcas e por aí fora. Cada indivíduo tem um leque de preferências distinto o que, de certa forma, torna este assunto super desafiante para quem trabalha nele diariamente.

Embrulhando e rematando, Andreting é um espaço que falar-vos-á sobre algumas experiências pessoais e sobre alguns dos tópicos aqui já mencionados. Caso queiram conhecer melhor o idiota que vem a ser dono deste blog, passem por este link .

PS: Porquê dois pentes? Porque o primeiro pode-se gastar ou partir.

AC.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s